Renovação, mas sem presença feminina: Câmara de Mauá elege seus vereadores

Por Portal Opinião Pública 10/10/2024 - 14:28 hs
Foto: TRE-PR / Divulgação

As eleições municipais do último domingo (6) trouxeram novidades para a Câmara Municipal de Mauá. Ao todo, 10 dos 23 vereadores da antiga legislatura não conseguiram se reeleger para um novo mandato, o que representa uma renovação de 43,5% na Casa de Leis mauaense. Por outro lado, pelo terceiro pleito seguido nenhuma mulher foi eleita diretamente para uma das cadeiras no Legislativo.

Os dois principais nomes das eleições de 2024 em Mauá foram os vereadores Alessandro Martins (União Brasil) e Leonardo Alves (PSDB). Ambos foram reeleitos para um segundo mandato na Câmara, ultrapassando a marca de cinco mil votos cada. Martins foi, inclusive, o parlamentar mais votado pela segunda eleição consecutiva na cidade.

O PT (Partido dos Trabalhadores) e o PRD (Partido Renovação Democrática) também mostraram força no pleito, sendo as duas únicas siglas que conseguiram eleger três vereadores. Pelo PT, conquistaram uma cadeira Rangel Souza, terceiro mais votado, Zé Luiz Cassimiro e Juninho Getúlio, que retorna para um segundo mandato na Casa de Leis. Já pelo PRD, se elegeram Doutor Tioki, Zeinha Silva e Engenheiro Felipe do MSTU. As duas legendas foram as mais votadas, com 23.366 e 18.253 votos, respectivamente.

MDB (Renan Pessoa e Chiquinho do Zaíra), PDT (Jotão e Madeira), Podemos (Danilo do Teco e Denis Caporal), PSB (Wellington da Saúde e Ricardinho da Enfermagem), e PL (Mazinho e Zé Carlos Nova Era), conquistaram duas cadeiras cada, enquanto União Brasil, PSDB, Solidariedade (Neycar), Rede Sustentabilidade (Wagner Rubinelli), PV (Vaguinho do Zaíra), PSD (Tchacabum) e Avante (Alexandre Vieira) ficaram com uma vaga.

Em termos de renovação para o próximo quadriênio, a Câmara de Mauá terá a substituição de 10 parlamentares que não conquistaram a reeleição, casos de Admir Jacomussi, Pastor Valdeci, Irmão Ozelito, Samuel Enfermeiro, Eugênio Rufino, Jairo Michelângelo, Wiverson Santana e Cida Maia, ou que não disputaram o pleito, casos de Marcio Araújo e Sargento Simões, este último derrotado na corrida pelo Paço. Ocupam pela primeira vez ou retornam ao cargo Rangel Souza, Zé Luiz Cassimiro, Doutor Tioki, Zeinha Silva, Engenheiro Felipe do MSTU, Danilo do Teco, Wagner Rubinelli, Denis Caporal, Tchacabum e Alexandre Vieira.

Por fim, Mauá novamente não elegeu nenhuma vereadora. Esta é a terceira eleição consecutiva em que nenhuma mulher conquista diretamente uma cadeira na Câmara. Última vereadora a conquistar esse feito, em 2012, Dra. Sandra Vieira teve pouco mais de 300 votos em 2024. Já a candidata mais votada neste ano foi Cida Maia (PT), com 2.156 sufrágios, o que a coloca como primeira suplente do partido. 

Confira os candidatos eleitos por Mauá (por quantidade de votos) 

Alessandro Martins (União Brasil) (5.935 votos)

Leonardo Alves (PSDB) (5.103 votos)

Rangel Souza (PT) (3.905 votos)

Renan Pessoa (MDB) (3.867 votos)

Chiquinho do Zaíra (MDB) (3.785 votos)

Danilo do Teco (Podemos) (3.703 votos)

Neycar (SD) (3.593 votos)

Jotão (PDT) (3.529 votos)

Madeira (PDT) (3.362 votos)

Wellington da Saúde (PSB) (3.271 votos)

Ricardinho da Enfermagem (PSB) (3.244 votos)

Vaguinho do Zaíra (PV) (3.222 votos)

Rubinelli (REDE) (3.117 votos)

Doutor Tioki (PRD) (2.894 votos)

Zé Luiz Cassimiro (PT) (2.890 votos)

Zeinha Silva (PRD) (2.732 votos)

Juninho Getúlio (PT) (2.642 votos)

Engenheiro Felipe do MSTU (PRD) (2.639 votos)

Denis Caporal (Podemos) (2.519 votos)

Tchacabum (PSD) (2.409 votos)

Mazinho (PL) (2.304 votos)

Zé Carlos Nova Era (PL) (2.018 votos)

Alexandre Vieira (Avante) (1.896 votos)